← Início » Exóticas » Árvores e Palmeiras
A Cheflera (Schefflera actinophylla) é uma árvore da família Araliaceae, também conhecido como árvore-guarda-chuva e árvore-polvo.
Árvore perenifólia, de 5 a 7 metros de altura, tronco ereto e pouco ramificado, pardo-claro quando novo. Folhas compostas, digitadas, com folíolos armados ou pêndulos, elítico-ovalados e alongados, numerosos, de coloração mais clara na face interior, subcoriáceos, de 14 a 24cm de comprimento, com pecíolos longos dispostos em círculo, reunidos em roseta na extremidade de ramos semi-lenhosos, marcados na superfície pelas cicatrizes das folha já caídas. Inflorescência terminal, ereta, com divisões longas, contendo em toda a extensão numerosas flores pequenas, agrupadas, não vistosas, que resultam em frutos pequenos, suculentos, vermelhos.
Frutifica de novembro a janeiro.
No Brasil, melhor nem cultivar. Além de ser exótica, tem um poder invasivo muito alto. As sementes transportadas pelas aves, alcançam lugares (casas, telhados, muros de pedras e florestas), onde mais tarde germinarão. E será muito difícil (recursos humanos e financeiro) a sua erradicação. Em 50 anos, ocupa uma áreas de 500 m2.
Não disponível no momento.
Periquitos, tuins, sabiás, bem-te-vis, bem-te-vis e saís entre outros…
É nativa das florestas tropicais chuvosas da Austrália, Nova Guiné e Java.